No Sábado, dia 23 de Janeiro, foi uma noite diferente para o nosso grupo de catequese e para o Grupo de Jovens de Mansores. A pedido da nossa catequista, fomos participar numa reunião do GJM e foi uma experiência muito divertida.
O encontro começou às 20:30h e quando, finalmente, estávamos todos reunidos começamos por fazer uma pequena apresentação para nos conhecermos melhor.
Depois de feitas as apresentações, começámos a cantar uma canção bastante animada e logo de seguida fizemos uma pequena competição, rapazes contra raparigas. A competição consistia em cantar uma canção e ver qual dos grupos cantava com mais força. No final, penso que os grupos ficaram empatados.
Depois desta pequena brincadeira foi proposto um tema para debater: "Dependência/Independência".
Depois de expormos as nossas opiniões acerca do tema, assistimos a um pequeno vídeo onde nos foram mostradas algumas dependências dos jovens, hoje em dia. Entre elas estavam: as drogas, o álcool, a internet e a beleza física.
Para explorar melhor cada um dos temas dividimo-nos em quatro grupos. Cada grupo ficou responsável por apresentar as suas opiniões acerca do respectivo tema, realizar uma peça de teatro e escrever uma pequena oração relacionada com o tema.
Quando todos os grupos terminaram o seu trabalho apresentaram-no aos restantes elementos.
Na minha opinião, todos os trabalhos estavam muito bons. Para terminar fizemos a oração que todos tinhamos preparado e rezámos um Pai Nosso.
A conclusão que podemos tirar desta reunião é que ninguém é totalmente independente, pelo contrário, as pessoas estão a tornar-se cada vez mais dependentes. Na sociedade actual é bastante comum ver pessoas dependentes das drogas, do álcool, da internet, da beleza física... O problema é que essas pessoas não percebem o mal que estão a fazer a si próprias e a todos aqueles que as rodeiam. Para os jovens é importante ser independente, mas para o ser é necessário ter consciência do que isso é realmente... Nós podemos fazer a diferença no meio de uma sociedade que está completamente dependente, basta querer e ter força de vontade!
Vânia Rocha (aluna do 10º ano de catequese)
3 comentários:
Empatados??
claro que não!! e eu como apresentador tenho a certeza que os rapazes ganharam!! (não fosse eu tb um rapaz)...
Agora a sério! uma excelente reunião, para aqueles que serão o futuro do GJM. Acho que faltava uma reunião assim...
para os meninos da catequese, que alguns até eram maiores que eu, espero que tenham gostado da reunião e espero sinceramente que voltem, pois esta reunião foi, principalmente para vós...
olegário rocha
Pois... também não precisam ser mto altos para serem maiores que tu... eheheh (brincadeirinha, bah!)
É verdade... foi um encontro bem animado e positivo! Penso que os "meus meninos" gostaram muito do GJM... vamos ver se voltam! ;)
Este tipo de actividades fazem sempre bem, a ambas as partes! Saímos todos bem mais ricos destes encontros, não acham??
Abraço em Cristo*
Parece que perdi uma grande noite :(...
Sala cheia ah!!!
Com certeza que os "teus meninos" Marlé, gostaram... e voltarão!
Assim esperamos!
Fiquem com JC*
Até breve!
Enviar um comentário