Nos dias 2, 8 e 9 de Janeiro o GJM cumpriu mais uma vez a tradição e foi cantar as janeiras pela freguesia. Foi acompanhado pela Associação Cultural e Recreativa de Mansores e para que a tarefa fosse facilitada o grupo dividiu-se em três grupos. Três grupos onde, apesar do frio que se fazia sentir, não faltou animação, entusiasmo, vivacidade e alegria de cada um. Tocou-se o bombo, os ferrinhos, a pandeireta, o acordeão e as nossas "vozinhas" que um pouco congeladas lá se ouviam.
Fomos acolhidos em diversas casas, sempre com um sorriso nos lábios, e com um gesto de boas vindas. Não faltou a conversa, o convívio com as pessoas e alguns petiscos que íamos tirando.
No final de cada noite reuníamo-nos numa casa onde se dançava, se comia e sobretudo se partilhava momentos de alegria e de amizade.
Foram três dias de frio mas acima de tudo de partilha, de alegria e como a própria canção dizia: Andamos de casa em casa, por atalhos e caminhos, os corações sempre em brasa, como outrora os pastorinhos. Resta agradecer a todas as pessoas e já agora terminar: Pela oferta que nos deram, todos nós agradecemos, agora vamos embora, para o ano voltaremos.
Ana Sofia*
Sem comentários:
Enviar um comentário