![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7IUEeNptxwm6GbWdHSEvMmUjayj38fq61xTIoqkGPg6d9Z73Zj38GqanPB-YBHLE9kRaZtHyvvctRy0YcR5Fj_KzFc8oI8w66tW_A_mU11qDZmazpGm198qnz8YTHqI1r3LNI-dQmvn1I/s320/untitled%C3%A7%C3%A7.bmp)
Estamos na 46ª Semana de Oração pelas Vocações. Mas afinal qual o significado de VOCAÇÃO?
O termo "vocação" vem do vocábulo latino "vocatione" que significa . Portanto, a vocação é o acto amoroso de Alguém que chama o Homem para a felicidade e para a sua plena e total realização. Esse Alguém é Deus. Neste sentido, podemos dizer que a vocação é um chamamento.
Na linguagem do dia-a-dia,quando se fala em vocação referimo-nos principalmente a um modo de existência particularmente entregue aos outros que exige da parte do sujeito que a realiza uma atitude muito decidida e clara para a levar a cabo.
Em termos religiosos emprega-se este termo para nos referirmos a religiosos, religiosas, sacerdotes, leigos... pessoas que se dedicam totalmente à Evangelização e à Missão da Igreja.
Ser vocacionado para, é essencialmente ter uma vida dedicada ao serviço dos outros, ou seja, uma pessoa vocacionada é aquela que se entrega a uma tarefa fortemente convencida relativamente àquilo que faz e firmemente decidida a levá-la a cabo. Segundo esta perspectiva vocação é decisão.
Muitas vezes pensamos que a nossa vocação somos nós que a decidimos,mas não! A vocação não é tanto um plano dos homens, mas sim um plano de Deus...e não é tanto propriedade de uma existência singular mas o chamamento de cada pessoa em Jesus Cristo a uma existência de amor e liberdade.
Uma vocação é também uma escolha que se faz... Uma escolha de colocarmos os nossos dons a render ou não!Ninguém desenvolve o seu dom se o enterrar na areia e se não o puser a render! Se recebemos um dom das mãos de Deus, temos o dever e a missão de o aplicar e de o reencaminhar no e para o serviço ao próximo.
A vocação não é uma coisa. O dom "é dado", e é precisamente por "ser dado" que constitui o seu ser. O dom remete para os outros, para o Doador e para o seu incondicional amor. Contrariamente, todo o acto de posse é solidão, pois faz-nos viver no meio de objectos. E este é o mundo do "coisismo" e do consumismo. É o mundo da solidão!
Nós não somos donos da vocação: apenas a recebemos para a partilhar! A pessoa que é escolhida por Deus, deixa-se envolver na aventura da relação e do amor. O chamado descobre os projectos de Deus, identifica-se com eles e aceita testemunhá-los no mundo.
Portanto, o AMOR é a chave de todas as vocações!
Marlene Almeida*
(fonte: www.myspace.com/vocacoes)
2 comentários:
é o cada um dar o melhor de si pelos outros.. acho eu...
o cada um de nós dar o melhor de si pelos outros... acho eu...
Enviar um comentário