ESTOU ONDE TU ESTIVERES

Deus criou-te para que deixasses rasto no caminho! Ninguém passa pela História sem deixar rasto. Ninguém dá passos sem deixar pegadas. Ninguém vive sem deixar histórias… Numa altura em que tudo parece ser mais importante do que AMAR, do que viver JC, o GJM convida-te a ser diferente… Felizes os passos dos que trazem boas notícias, dos que anunciam a paz e partilham felicidade!
Não fiques passivo! Deixa-te seduzir por Cristo… cumpre a tua missão e entrega-te àquilo em que acreditas…
Um dos nossos lemas... "Muito pode a força da união", e neste espaço pretendemos mostrar o que nos une como irmãos; pretendemos mostrar a grande força que JC exerce em nós: A força da UNIÃO e do AMOR FRATERNO!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

"PUSEMOS A NOSSA ESPERANÇA DO DEUS VIVO" (1 Tm 4,10)

É este o título da mensagem do Papa Bento XVI para a XXIV Jornada Mundial da Juventude, e na qual, milhares de jovens no último domingo (Dia Mundial da Juventude), concentraram as suas energias, analisando e reflectindo sobre as palavras do Papa.
Toda a mensagem incide nos jovens e na esperança que neles é depositada, pois os jovens são a esperança de um mundo melhor. Quando se é jovem alimentam-se ideais, sonhos e projectos e a juventude é o tempo no qual amadurecem opções decisivas para o resto da vida. É nesta altura que olhamos para o futuro com várias perspectivas (ao nível pessoal, social, profissional, afectivo)... ,muitas vezes surgem os obstáculos que nos parecem difíceis de contornar... as dificuldades nos estudos, a falta de emprego, as incompreensões na família, as crises nas relações de amizade, a crise económica e social, as doenças, etc... todos estes obstáculos levam-nos a questionar afinal que fazemos aqui neste mundo? Qual o nosso papel, qual a nossa missão? E como... como manter viva a chama da esperança? Como acreditar que "dias melhores virão", perante as dificuldades que nos vão surgindo?!
Pois é... para mim a resposta está na "Grande Esperança". Como diz o Papa na Encíclica Spe Salvi, esta esperança: "só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir".
Vivemos numa "sociedade desorientada", uma sociedade cada vez mais individualista, mergulhada na solidão a na violência, na insatisfação e na desconfiança... uma sociedade pobre de valores!
As famílias já não são um espaço de amor... são antes um espaço onde reinam o trabalho, a televisão e o computador... Assistimos a uma desagregação familiar brutal que dá origem a jovens revoltados, vazios e carentes de afectos. Para alguns destes jovens e infelizmente não são poucos, muitas vezes a única saída é a droga, violência, criminalidade,... Como anunciar a esperança a estes jovens?
Nós sabemos que só em Deus podemos encontrar essa esperança.
Como baptizados somos convidados a ajudar estes jovens a descobrir o Deus Amor que preenche as nossas vidas.
Como diz no título desta mensagem "Pusemos a nossa esperança no Deus vivo" (Tm 4, 10), este "Deus vivo" é Cristo ressuscitado e presente no mundo. É Ele a verdadeira esperança: Cristo que vive connosco e em nós e que nos chama a participar na sua própria vida eterna.
Termino citando uma parte da mensagem que me parece fundamental:
"Queridos jovens, se vos alimentardes de Cristo e viverdes imersos n'Ele como o apóstolo Paulo, não podereis deixar de falar d'Ele, de O fazer conhecer e amar por tantos vossos amigos e coetâneos. Tendo-vos tornado seus fiéis discípulos, sereis assim capazes de contribuir para formar comunidades cristãs impregnadas de amor como aquelas das quais fala o livro dos Actos dos Apóstolos. A Igreja conta convosco para esta empenhativa missão: não vos desencorajem as dificuldades e as provas que encontrardes. Sede pacientes e perseverantes, vencendo a natural tendência dos jovens para a pressa, para querer tudo e já. [...] Se Jesus se tornou a vossa esperança, dizei-o também aos outros com a vossa alegria e com o vosso compromisso espiritual, apostólico e social."
Pois é jovens cristãos, não tenham medo, não tenham vergonha de O anunciar, de O levar aos outros... Acredito, tal como Bento XVI, que "um cristão autêntico nunca está triste, mesmo quando tem que enfrentar provas de vários tipos, porque a presença de Jesus é o segredo da sua alegria e da sua paz."
(texto baseado na Mensagem do Papa para a XXIV Jornada Mundial da Juventude)
Saudações atentas! :)
Marlene Almeida*

Sem comentários: