Olá a todos!
Era uma vez um grupo de jovens… A história do nosso grupo de jovens escreve-se como qualquer outra história; cheia de sonhos, ilusões, batalhas, quedas, enfim, cheia de momentos que nos fazem progredir nesta nossa caminhada! Foi na primavera de 1995 que tudo começou – o movimento dos Convívios Fraternos estava a realizar uma série de acções de Evangelização em paróquias da zona Sul da Diocese do Porto. Mansores não ficou esquecido, mesmo não havendo nenhum grupo de jovens organizado na paróquia. O Pároco fez o aviso nas Eucaristias, convidando todos os jovens a estarem presentes num sábado a noite, em casa da D. Celina, no lugar do Casal. E que bons tempos se viviam… apareceram cerca de 40 jovens! O tal grupo de Evangelização fez algumas reuniões nos sábados seguintes (não sou capaz de me lembrar quantas… já la vai muito tempo!), e o grupo lá andava, animado, com força, porque poucos tinham até aquele momento, a oportunidade de saber o que significava a experiência de vivência num grupo de partilha da fé. Quando eles foram embora, deixaram a estrutura de um grupo formado... mas era preciso continuar! E efectivamente continuou-se até aos dias de hoje! Primeiro com reuniões na cave da casa da D. Celina, depois na sede da Junta de Freguesia e enfim no Centro Paroquial. Quando hoje olho para trás, depois de 14 anos, vejo que nem sempre foi fácil, nem sempre foi pacífico – mas continuou e tem marcado, de uma maneira ou de outra a vida de dezenas de jovens que arriscam partilhar! Meu Deus… como trabalhamos ao longo de anos… como nos rimos, como choramos… como vivemos intensamente cada desafio! Fizemos encontros, festas, convívios, quermesses; quem não cantava passava a cantar, quem não dançava passava a dançar, porque de um jeito ou de outro, estávamos juntos e tínhamos um ideal. Santa Teresa d’Ávila disse que “Ao acreditarmos nas flores, fazemos por vezes com que elas nasçam…” – Foi assim, continua sendo assim, e se Deus quiser e nós continuarmos ouvindo, assim será! Que Deus vos abençoe a todos!
"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).
Andreia Cabral
5 comentários:
Há imenso tempo que este grupo se formou (com outras pessoas, mas algumas ainda permanecem) e começou a sua longa caminhada. Caminhada esta que tem tido momentos bons, outros menos bons, mas que deixam sempre as suas marcas em cada um de nós.
No ínicio, eu não queria entrar no grupo pois tinha receio era estranho. Mas ainda bem que entrei, isto graças aquelas pessoas que me abriram os olhos.
Agora sim, posso dizer que estou num sitio onde me sinto bem interiormente.
Espero que este grupo ainda perdure ao longo de muitos mais anos, para que mais jovens possam vir dar valor à fé, à amizade, etc.
GJM (: *
Parabens por continuarem:)
Por fazerem a diferença!
Manuelita:)
Este post merece realmente comentários!!! É a nossa história contada por alguem que viu o grupo nascer, e que felizmente ainda por cá continua "animando o pessoau"!!!
A minha caminhada no grupo começou alguns anos depois da sua formação... quando cheguei, já tinha uma estrutura bem construida, graças ao trabalho de todos aqueles que lutaram para que o movimento continuasse em frente! Surgiram muitas barreiras que foram ultrapassadas, e ainda bem que elas existiram... de certa forma, foram um incentivo à perseverança, à união... fortaleceram se os laços e o resultado foi que... passaram quase 14 anos e ainda persistimos!!!
Tantas coisas se viveram ao longo destes anos... tantos momentos bons de recordar!! E muito trabalho também, mas as gargalhadas foram ainda mais!!!
Todos aqueles que por cá passaram acreditaram que podiam ser diferentes... que era possivel seguir um ideal! E continuaram.
E nós que ainda estamos, acreditamos?...
Eu acredito:)
Catarina Martins
Bem, que texto bonito!:)
Lembro-me de ser mais nova e ouvir falar no GJM, até porque o meu irmão Miguel tb fazia parte desse grupo que começou em 1995... e que grupinho de jovens aí se juntaram... Hoje, por cá continuam... a maioria com as suas vidas já bem encaminhadas, mas tenho a certeza que nenhum deles esqueceu o tempo em que o GJM era uma parte importante das suas vidas.
Também eu tenho a certeza que daqui a uns anos, vou olhar pra tras e vou verificar a importância que este grupo teve/tem na minha vida. Mais que um grupo de jovens, isto é um grupo de amigos, um grupo de pessoas que se juntam à volta de um ideal, um grupo que se esforça para que os jovens da paróquia possam viver a partilhar a fé...
Já passamos por alguns momentos menos bons, mas esses só servem mesmo para aprendermos a não voltarmos a cometer os mesmos erros.
À medida que vamos ficando "velhos na casa", vamos "enconstando as botas", não quer dizer que não estamos cá, mas que é preciso dar lugar aos mais novos...:)
Eu espero continuar por cá mais alguns aninhos, não pensem que se livram já de mim! ;)
Um forte abraço a todos os gjmzinhos*****
Beijinhos,
Marlene Almeida
Olá Pessoal do GJM :)
É sempre bom ver que a presença de Jesus Cristo continua a aumentar na internet pela mão a juventude!!
Aproveito para dizer que o blog está muito bom, mais que "folclore" tem profundidade!
Continuem sempre a seguir essa palavra que continua a ecoar por este mundo inteiro, e a transformá-la em acções que despertem sorrisos e brilhos no olhar!!
Um abraço fraterno,
João Mourinho - CF Bragança
Enviar um comentário