No último sábado, um grupo de jovens de Mansores, Escariz e Fermêdo juntou-se na Igreja de Escariz para mais uma formação à distância com os Missionários da Consolata.
Desta vez, o Padre Maurício não pode estar presente. No entanto, "ficamos bem entregues" aos leigos Paulo e Marco e à Irmã Lúcia.
O tema debatido foi muito interessante - A Violência.
Foram levantadas questões como: O que é a violência? Que formas de violência existem? Como combater a violência?
Todas estas questões foram analisadas e discutidas. Vimos um vídeo que nos fez pensar no tipo de violência que tantas vezes cometemos e nem damos conta. Passamos a vida protestar contra vários tipos de violência: guerras, violência doméstica, violência verbal, agressões físicas, etc... mas esquecemos, por exemplo a Indiferença que é uma das piores formas de violência que existe!
Somos capazes de ver mendigos na rua, de ver crianças nos semáforos a pedir e não fazemos nada. Simplesmente... "passamos"!
Esta nossa indiferença perante a sociedade e determinadas situações, isto de dizermos "Isto não é nada comigo" faz de nós seres altamente violentos!
Não é isto que Deus quer de nós...Não foi por isto que JC carregou a Cruz até ao Calvário... Jesus não precisava ter sofrido tanto... Ele tinha o poder para terminar com tudo a qualquer instante, mas não!
Deus deu-nos uma grande prova de amor, e agora que entramos na Quaresma, estamos convidados a parar, reflectir, a sentir o verdadeiro valor da Cruz!
Para terminar, fomos convidados a contemplar a cruz... um simples objecto de madeira!
Foi-nos entregue uma flor e, depois de algum tempo de interiorização, fomos convidados a decorar a cruz com a nossa flor e a depositar nela as nossas preocupações, as nossas angústias, as nossas alegrias. No final, ficamos com uma cruz bem mais "colorida" com as nossas alegrias, tristezas, preocupações... mas terminamos com a certeza de que não podemos ser simples adoradores da Cruz... Cada um de nós é convidado a carregar o peso da sua Cruz, a suportá-la tal como Jesus a suportou, a sermos construtores da Paz e instrumentos de Amor!
Saudações atentas :))
Marlene Almeida*
Sem comentários:
Enviar um comentário