ESTOU ONDE TU ESTIVERES

Deus criou-te para que deixasses rasto no caminho! Ninguém passa pela História sem deixar rasto. Ninguém dá passos sem deixar pegadas. Ninguém vive sem deixar histórias… Numa altura em que tudo parece ser mais importante do que AMAR, do que viver JC, o GJM convida-te a ser diferente… Felizes os passos dos que trazem boas notícias, dos que anunciam a paz e partilham felicidade!
Não fiques passivo! Deixa-te seduzir por Cristo… cumpre a tua missão e entrega-te àquilo em que acreditas…
Um dos nossos lemas... "Muito pode a força da união", e neste espaço pretendemos mostrar o que nos une como irmãos; pretendemos mostrar a grande força que JC exerce em nós: A força da UNIÃO e do AMOR FRATERNO!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA... POR ONDE ANDAS??

No último sábado, um grupo de jovens de Mansores, Escariz e Fermêdo juntou-se na Igreja de Escariz para mais uma formação à distância com os Missionários da Consolata. Desta vez, o Padre Maurício não pode estar presente. No entanto, "ficamos bem entregues" aos leigos Paulo e Marco e à Irmã Lúcia. O tema debatido foi muito interessante - A Violência. Foram levantadas questões como: O que é a violência? Que formas de violência existem? Como combater a violência? Todas estas questões foram analisadas e discutidas. Vimos um vídeo que nos fez pensar no tipo de violência que tantas vezes cometemos e nem damos conta. Passamos a vida protestar contra vários tipos de violência: guerras, violência doméstica, violência verbal, agressões físicas, etc... mas esquecemos, por exemplo a Indiferença que é uma das piores formas de violência que existe! Somos capazes de ver mendigos na rua, de ver crianças nos semáforos a pedir e não fazemos nada. Simplesmente... "passamos"! Esta nossa indiferença perante a sociedade e determinadas situações, isto de dizermos "Isto não é nada comigo" faz de nós seres altamente violentos! Não é isto que Deus quer de nós...Não foi por isto que JC carregou a Cruz até ao Calvário... Jesus não precisava ter sofrido tanto... Ele tinha o poder para terminar com tudo a qualquer instante, mas não! Deus deu-nos uma grande prova de amor, e agora que entramos na Quaresma, estamos convidados a parar, reflectir, a sentir o verdadeiro valor da Cruz! Para terminar, fomos convidados a contemplar a cruz... um simples objecto de madeira!

Foi-nos entregue uma flor e, depois de algum tempo de interiorização, fomos convidados a decorar a cruz com a nossa flor e a depositar nela as nossas preocupações, as nossas angústias, as nossas alegrias. No final, ficamos com uma cruz bem mais "colorida" com as nossas alegrias, tristezas, preocupações... mas terminamos com a certeza de que não podemos ser simples adoradores da Cruz... Cada um de nós é convidado a carregar o peso da sua Cruz, a suportá-la tal como Jesus a suportou, a sermos construtores da Paz e instrumentos de Amor!

Saudações atentas :))
Marlene Almeida*

Sem comentários: