![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPJwp5ELVYtpBrhwx0cnKWefzgMdtmIDQtSUigcVoJGz1sCOcm9Ye-zRZw_vuYjKH7jHKYMOfzKJtncQ7VG1BsVhkfYDcCHoDJJaOAX6CfBPXX83o55KQ4vvYcY2W-eDq5j-O4iJCEbi8r/s200/cartaz_3dez_2009_small.jpg)
Celebra-se desde 1998, a 3 de Dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
É uma iniciativa promovida pelas Nações Unidas, com o objectivo de sensibilizar para as questões da deficiência procurando-se construir uma sociedade mais igualitária, justa e solidária e mobilizar para o combate à discriminação de que são alvo os portadores de deficiência, no sentido de lhes permitir a o pleno gozo dos seus direitos, da cidadania e do bem-estar.
Em Março de 2007, cerca de 82 países, incluindo Portugal, assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovendo o reconhecimento dos direitos humanos dos portadores de deficiência e incapacidades e a proibição da discriminação de que são alvo em todas as áreas. Desta forma, procuram responsabilizar toda a sociedade na criação de condições que garantam os direitos fundamentais destas pessoas.
Para este ano de 2009, o lema das Nações Unidas é “Capacitação das Pessoas com Deficiência e das suas Comunidades em todo o Mundo”.
Todos os cidadãos portadores de deficiência são capazes de desenvolver as mesmas actividades que cada um de nós. A forma como as fazemos é que difere.
Vamos dar oportunidade à diferença!
E vagueando por outro blog encontrei algo que achei muito interessante e aqui partilho. Uma forma bastante original de ver com outros olhos algumas das "deficiências" que denominamos! Dá que pensar...
"Deficiente": aquele que não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
“Louco": pessoa que não procura ser feliz com o que possui.
"Cego": aquele que não vê o seu próximo morrer de frio,de fome, na miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo": aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão... pois está sempre com pressa para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo": aquele que não consegue falar o que sente e que se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico": quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético": pessoa que não consegue ser doce.
"Anão": quem não sabe deixar o amor crescer. (Mário Quintana)
Portanto, meus amigos: “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências” (J. F. Kennedy)
Abraçinhos a todos :)
Catarina
Sem comentários:
Enviar um comentário